Patriota e Hilarry Clinton discutem formas de facilitar e tornar mais eficiente a emissão de vistos

24/10/2012

A secretária de Estado, Hillary Clinton, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, vão se encontrar em Washington nesta quarta-feira para discutir o fim do visto para brasileiros. O mais provável é que sejam discutidas formas de intensificar e tornar cada vez mais eficiente a emissão de vistos. A eliminação  ainda está longe de acontecer, entre outras razões por ser uma fonte de renda para o Departamento de Estado, que fatura quase US$ 200 milhões por ano com as emissões.

Em visita ao Brasil em julho, a a secretária do Departamento de Seguranca Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, assinou declarações de intenção para facilitar as viagens de passageiros  e comércio bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos. 

O documento garantia que  os integrantes dos dois governos criariam um grupo de trabalho sobre assuntos relativos a vistos entre os dois países. Um dos procedimentos a ser estudado é a criaçao de medidas para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos (Visa Waiver) justamente para eliminar a necessidade de vistos. Janet, no entanto, ressaltou na época que há uma série de requisitos inegociáveis a serem atendidos para que o Brasil faça parte do Visa Waiver e que provavelmente isso não ocorreria no curto prazo. " Vai ser algo que em seis meses vai ficar pronto? Não. Não é possível estimar um prazo, mas estamos absolutamente interessados em ajudar", afirmou a secretária.



Fonte: Época Negócios Online


voltar






Visa Waiver Now - 2017 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Saber